Saturno nas Casas

Saturno é o planeta que simboliza nossa “escuridão” pessoal. Saturno é o planeta da ausência, da existência, da razão, do esforço e do aprendizado. O signo e a casa onde estão no Saturno pessoal nos dizem quais são nossas dificuldades e nossos aprendizados, onde está o nosso “quarto escuro”.

No texto a seguir, falaremos da expressão de Saturno em cada casa astrológica. Casas são espécies de cenários de acontecimentos da vida. São 12 casas .

 

Primeira casa: corpo, imagem, expressão em comportamento. O “quarto escuro” é a própria personalidade. A pessoa não tem medida intuitiva de seus papeis e responsabilidades pessoais.  Saturno é um planeta social. A pessoa com Saturno na casa 01 acredita que há um jeito certo e perfeito de viver em sociedade. São rígidas consigo mesmos. Onde há Saturno, há oscilação entre extremos. No caso de Saturno na casa 1: ser responsável por tudo e todos, mas ser omisso em relação a si mesmo.

Pessoas com Saturno na casa 01 não acreditam na própria luz e colocam seu eixo nos valores sociais.  Esportes, atividades de expressão corporal e teatro ajudam a trazer luz para o quarto escuro de Saturno na casa 01.

Doenças são consequências da sobrecarga e ou da omissão pessoal.

 

Segunda casa: valores, construção, dinheiro, realidade material. O “ quarto escuro” é a realidade material. A pessoa não tem cognição intuitiva com a matéria. Como todo Saturno, Saturno na casa 02 oscila entre capacidade de materialização e ausência dela. Oscila também entre ser o acumulador ganancioso ou o gastador compulsivo.  Nega a matéria ou a valoriza excessivamente.

Pessoas com Saturno na casa 02 não têm intuição para lidar com seus recursos pessoais e financeiros.  Trabalhos e atividades concretas e materiais, como: plantar, construir, cozinhar ajudam a trazer luz para o quarto escuro de Saturno na casa 02.

 

Terceira casa: aprendizados, comunicação, interação com o meio ambiente circundante. O “quarto escuro” é a palavra, o conhecimento. A pessoa tem dificuldade em se expressar de modo claro e fluido. Ela oscila entre extremos: o erudito brilhante e o estudante com extrema baixa autoconfiança intelectual. Saturno na casa 03 oscila entre falar demais e não falar nada. Explica tudo nos mínimos detalhes ou diz pouco e pressupõe que todos entendem o que está “subentendido”. Fala difícil, mas tem erros crassos na gramática mais básica.

Pessoas com Saturno na casa 03 não acreditam na luz intuitiva da sua própria inteligência e precisam do conhecimento empírico, pois suas mentes não alçam voos. Atividades intelectuais, viagens, conversas, estudos de línguas ajudam a trazer luz para o quarto escuro de Saturno na casa 03.

Quarta casa: família, passado, herança genética e espiritual, vida interna. O “quarto escuro” é a vida emocional, a história pessoal. A pessoa tem dificuldade para se individualizar dentre o meio familiar. Ela depende da sua ancestralidade de modo excessivo e tem dificuldade em viver a vida de modo mais objetivo e em direção ao futuro. A pessoa oscila entre ser totalmente dependente e submissa à família e ao passado e ser fria insensível e sem vínculo nem com nada e ninguém.

Pessoas com Saturno na casa 04 não têm intuição, percepção cognitiva acerca de suas raízes pessoais.  Construir um lar emocional, ter uma atividade profissional independente das relações familiares ajudam a iluminar o quarto escuro de Saturno na casa 04; bem como atividades imobiliárias, no ramo alimentício e na terra.

 

Quinta casa: talentos responsabilidade vínculo afetivo, expressão pessoal. O “quarto escuro” é a individualidade, o comprometimento. A pessoa tem dificuldade em perceber sua natureza individual, seus talentos, seus prazeres, seus compromissos. Ela não sabe quais são as forças, seus limites e as suas responsabilidades do próprio eu. Ela oscila entre ser “cheia de si” ou “ausente de si”; entre complexo de superioridade e complexo de inferioridade; entre não ter prazer nenhum e ter muitos vícios; não gostar de sexo e ser viciada em sexo. Tudo isto em uma mesma pessoa.

Pessoas com Saturno na casa 05 não têm intuição sobre seus próprios talentos e vocações. Atividades artísticas (pintura, escultura, dança, teatro, musica e afins), hobbies e atividades educacionais são boas atividades para iluminar aqueles que têm Saturno na casa 05, assim como atividades de competição.

Vícios geralmente são supercompensações para a falta de prazer cotidiano saudável daqueles que têm Saturno na casa 05

 

Sexta casa: trabalho, esforço, rotina, aprimoramento social. O “ quarto escuro” é a produtividade, o pragmatismo. A pessoa tem dificuldade em executar seus projetos de maneira eficazes e prática.  Ela oscila entre ser workholic e ser preguiçosa; entre ser burocrática e ser negligente, ser obsessiva por detalhes e ser desorganizada. Ela pode ser viciada por métodos, técnicas e rotinas de tal modo que perde sua espontaneidade pessoal ou ainda ser a rebelde que não se ajusta a nenhum esquema.

Pessoas com Saturno na casa 06 não têm intuição sobre trabalho e obrigações cotidianas.  Tarefas rotineiras ajudam pessoas de Saturno na casa 06 a perceber a importação do trabalho. Atividades físicas ajudam pessoas de Saturno na casa 06 a não perderem a espontaneidade.


Sétima casa: relacionamentos, parcerias, justiça, inimigos declarados. “O quarto escuro”  é a partilha, a relação com o mundo externo. A pessoa tem dificuldade em se posicionar em seus relacionamentos pessoais, sociais e profissionais. Ela oscila entre ceder demais e não ceder nada. Entre ser dependente e ser ditatorial. A pessoa não intuição e fluidez nas relações. Dificuldade em escolher parceiros adequados. Ela anseia por justiça nas relações, mas seu conceito de justiça pode ser extremamente rígido.

Pessoas com Saturno na casa 07 não têm a medida do seu poder pessoal nas relações. Ter autoestima e confiança pessoal ajudam a melhorar os relacionamentos. Aprender se ajustar é o grande desafio.

 

Oitava casa: morte e renascimento, relacionamentos financeiros.  “O quarto escuro” é a capacidade de se transformar, de assimilar os valores dos outros com seus próprios valores. A pessoa tem dificuldade em amadurecer, dificuldade em  abandonar padrões infantis e ir para o mundo das negociações, das trocas. Ela oscila entre ir e obedecer totalmente os valores dos outros e ficar arredia à mudanças pessoais. É muito comum pessoas com Saturno na casa 08 não lutarem por seus direitos financeiros em situações de divórcio e partilha. Além disso, podem viver constantemente em dividas, pois não sabem respeitar os direitos dos outros e cumprir suas obrigações.

Pessoas com saturno na casa 08 precisam entender intuitivamente quais são os seus deveres e quais são suas obrigações.

 

Nona casa: verdades universais, fé, religiosidade, crenças. “ O quarto escuro” é a verdade, o que é certo e o que é errado, verdades absolutas e verdades relativas. A pessoa oscila entre fé fervorosa em uma religião  ou ser ateia. A pessoa segue condutas rígidas de comportamento de acordo com suas crenças e regras, ou não acredita em regra alguma, sistema de crença algum. Ela não tem intuição natural para perceber quais são as verdades maiores que ela. Em muitas situações Saturno na casa 09 cria suas próprias verdades, suas próprias regras e estas nem sempre expressam verdades universais.

Pessoas com Saturno na casa 09 precisa entender a distinguir entre o que é absoluto e o que é relativo. O estudo de religiões, esoterismo e vida espiritual ajudam a melhorar a intuição do Saturno na casa 09.


Saturno na casa 10: vida objetivo, social, profissional, projeção para o futuro. “O quarto escuro” é a vida profissional, é exposição no mundo. A pessoa cujo Saturno está na casa 10 precisa se sentir respeitada e valorizada profissionalmente e socialmente. Ela oscila entre ambição desenfreada que faz tudo e qualquer coisa para ser bem sucedida, ou se esconde do mundo, pois acha que nunca está preparada para ser aceita e respeitada profissionalmente. São tipicamente os sabotadores da carreira. Pessoas com Saturno na casa 10 tendem a acreditar que tudo é muito difícil na vida social e profissional e burocratizam tudo. Querem ser perfeitas e podem ser muito dependentes da aprovação do mundo.

Pessoas com Saturno na casa 10 precisam ser mais intuitivas e fluidas profissionalmente. Precisam confiar em suas próprias habilidades. Focar mais no desejo s e ter mais esforço pessoal e menos necessidade de status e reconhecimento.

 

Saturno na casa 11: vida social, amigos, futuro, grupos. “O quarto escuro” é a interação social, futuro e inovação. A pessoa oscila entre ter uma vida social ativa, com muitos amigos, festas e eventos e isolar do mundo. Muitas vezes o Saturno na casa 11 sente-se solitário mesmo cercado por grande numero de pessoas. Saturno na casa 11 pode ser muito exigente e rígido nas relações de amizade e ou ainda ter somente relações sociais sem vínculos íntimos, Saturno na casa 11 pode ser grande ativista social ou ter o perfil que enxerga somente seu “próprio umbigo”! Pessoas com Saturno na casa 11 podem ser amigos verdadeiros ou aqueles que procuram somente alianças e aliados segundo seus próprios interesses. Saturno na casa 11 qual é a medida de sua influência social.

Pessoas com Saturno na casa 11 podem melhorar sua intuição em relação à vida social na medida em que sem envolvem em grupos, cooperativas, associações, clubes e afins.

 

Saturno na casa 12: destino, livre arbítrio, isolamento, inventividade. “  O quarto escuro” é a medida entre agir ou não agir, controlar o não controlar. A pessoa de Saturno na casa 12 não sabe lidar com destino e com os ciclos da vida. Ela oscila entre ficar totalmente a mercê da vida sem agir com vontade, ou ainda age constantemente agindo  e tentando controlar o destino. A pessoa não percebe intuitivamente como lidar com o destino e o livro arbítrio. Pessoas cujo Saturno está na casa 12, vivem a sensação de prisão, mesmo estando livres fisicamente. A necessidade de liberdade é imensa no Saturno na casa 12; e a pessoa sofre pois parece que vive aprisionada. E às vezes a pessoa realmente vive situações aprisionantes.

Grandes inventores têm Saturno na casa 12 pois desejam romper com o aparente destino e sabem lidar com o livre arbítrio.

Pessoas com Saturno na 12 precisam de atividades criativas, originais e independentes.

 astros@globo.com  |  Whatsapp +55 (41) 9113-1744

Curitiba - PR

  • Twitter Clean
  • Facebook Clean
© Sandra Cristina Dias. Todos os direitos reservados.